UFC - Universidade
Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - primeira experiência em tutoria
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 23/10/2013
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - primeira experiência em tutoria
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 23/10/2013
Assim que terminei minha graduação em química passei a
lecionar aulas de química em cursinhos pré-vestibulares e no ensino médio. Então,
conversando com uma vizinha, professora universitária, surgiu um convite para
ser professora de Química Orgânica no curso de Biologia da Universidade
Estadual Vale do Acaraú – UVA.
A partir desse primeiro contato com a docência formal
percebi como era desafiador tentar trabalhar e estar em contato com pessoas que
não estão muito entusiasmadas com suas escolhas. Anos depois, outra amiga tinha
um compromisso no dia do encontro presencial de uma turma de EaD em química e me
perguntou se eu não poderia dar essa aula para ela. Dessa forma entrei em
contato com a Educação a Distância semipresencial.
Após concluir o curso de Formação Inicial de Tutores fui
tutora da disciplina de Introdução a Metodologia Cientifica no polo de Camocim.
Este polo fica a quase 400km de distância de Fortaleza, então tinha que me
deslocar por até 7h em viagem de ônibus para o encontro presencial da turma
formada por apenas 3 alunos.
Essa experiência, apesar de cansativa, foi bastante
proveitosa pois observei que os alunos também tinham desafios a enfrentar e estavam
em número reduzido devido a imensa taxa de evasão do curso. Entusiasmo
realmente é a palavra chave para o sucesso desse curso.
Sem dúvida, apenas através da formação continua, é possível evoluir
profissionalmente e acompanhar as mudanças que a nossa sociedade está
enfrentando numa velocidade cada vez maior. Acredito que um dos papeis do tutor
em EaD é proporcionar aos alunos, não só orientação em relação aos assuntos estudados,
mas também propor situações de aprendizagem inovadoras.
Dafne, você é a prova e motivação para alunos e tutores de que a educação à distância é promissora. Parabéns!!!
ResponderExcluirOlá Dafne! Seu primeiro contato como tutora foi algo desafiador mesmo. Um polo bem distante. Viagem cansativa. Alguns fatores que poderiam influenciar de forma negativa na maneira de atuar como tutora. Acredito que foi um verdadeiro desafio para você! Obrigada por expor essa experiência à todos! ;)
ResponderExcluirÉ isso aí. Temos que ser tutores incentivadores! Nossos alunos matam muitos dragões para poder estar onde estão e nada mais justo que possamos retribuí-los com mais e mais incentivo!
ResponderExcluir