quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Por que planejar?



UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - ações didáticas que tutores devemos desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 24/10/2013


“Quem planeja a curto prazo deve cultivar cereais; a médio prazo deve plantar árvores; a longo prazo, educar homens.”

Kwantsu - Filósofo chinês - Séc. III AC



Por meio ao acesso à educação, os indivíduos podem se transformar, e principalmente se sentirem mais livres, conscientes e comprometidos com a sociedade. O tutor de um curso a distância, tendo consciência disso, não pode ainda imaginar que irá “passar conteúdos”.

Utilizando-se de um bom planejamento pedagógico pode-se tentar prever as dificuldades que surgirão no curso; evitar a repetição rotineira e mecânica de aulas; adequar o trabalho às mídias disponíveis e às características dos alunos; adequar os conteúdos, as estratégias pedagógicas e as avaliações aos objetivos do curso; e garantir a distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo de curso.

Estratégias para obter a confiança do aluno e estimulá-lo à participação:


  • Estabelecer diretrizes claras para a participação do aluno;
  • Informar como a participação será avaliada e o peso que receberá na nota final;
  • Possuir estrutura flexível e de fácil compreensão;
  • Informar sobre o tempo que será necessário para a participação do aluno no curso online;
  • Possibilitar condições para a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem.


Um bom curso a distância, em geral, teve cada e etapa e situação bem pensadas e tem em seu corpo docente, profissionais que conscientemente se preocupam com o planejamento pedagógico.


Fonte: CLEMENTINO, A. O papel do planejamento pedagógico no design instrucional de um curso a distância. In: 18º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2012, São Luis - MA. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário