UFC - Universidade
Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - ações didáticas que tutores devemos desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 24/10/2013
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - ações didáticas que tutores devemos desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 24/10/2013
“Quem planeja
a curto prazo deve cultivar cereais; a médio prazo deve plantar árvores; a
longo prazo, educar homens.”
Kwantsu - Filósofo chinês - Séc.
III AC
Por meio ao acesso à educação, os indivíduos podem se
transformar, e principalmente se sentirem mais livres, conscientes e
comprometidos com a sociedade. O tutor de um curso a distância, tendo consciência
disso, não pode ainda imaginar que irá “passar conteúdos”.
Utilizando-se de um bom planejamento pedagógico pode-se tentar
prever as dificuldades que surgirão no curso; evitar a repetição rotineira e
mecânica de aulas; adequar o trabalho às mídias disponíveis e às
características dos alunos; adequar os conteúdos, as estratégias pedagógicas e
as avaliações aos objetivos do curso; e garantir a distribuição adequada do
trabalho em relação ao tempo de curso.
Estratégias para obter a confiança do aluno e estimulá-lo à
participação:
- Estabelecer diretrizes claras para a participação do aluno;
- Informar como a participação será avaliada e o peso que receberá na nota final;
- Possuir estrutura flexível e de fácil compreensão;
- Informar sobre o tempo que será necessário para a participação do aluno no curso online;
- Possibilitar condições para a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem.
Um bom curso a distância, em geral, teve cada e etapa e
situação bem pensadas e tem em seu corpo docente, profissionais que conscientemente
se preocupam com o planejamento pedagógico.
Fonte: CLEMENTINO, A. O
papel do planejamento pedagógico no design instrucional de um curso a distância.
In: 18º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2012, São Luis - MA.
17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário