sábado, 16 de novembro de 2013

Mapas Mentais

          Mapas são ferramentas bastante utilizadas pelo ser humano desde a antiguidade. São tão antigos, que não se sabe ao certo quais são os primeiros mapas confeccionados e utilizados por algum povo.

          O mapa da Babilônia chamado de GA-SUR, datado de 2500 a.C. feito num tablete de argila é considerado um dos mais antigos do mundo.

GA-SUR, 2500 a.C.


          Uma parede pintada, denominada de CATAL HYÜK, datando de 6297 a.C., parece descrever a planta de uma cidade com 80 edificações, provavelmente Catal Hyük, Turquia.


CATAL HYÜK, 6297 a.C.
CATAL HYÜK, representação em 3D

CATAL HYÜK, mapa original



            Na era medieval surgiram os primeiros mapas mentais. Isidore de Seville, em 560 d.C., ficou conhecido por suas representações gráficas sobre a natureza, a etimologia das palavras, as coisas.

Representação medieval da Genealogia de Cristo.

Isidore of Seville, T-O mappamundi, 1472 d.C.

Isidore of Seville, De Natura Rerum


           Por volta de 1300 e também no século XVI, através do mapa em formato de árvore, poderia ser visualizada a árvore do conhecimento (Arbor scientiae), a árvore da lógica (Árvore de Porfírio), árvore da gramática, árvore das batalhas, árvore do patrimônio e árvore da justiça (Arbor judiciaria).

Arbor scientiae (Ramon Llull), séc. XIII


          Atualmente, no novo cenário da era digital, a sociedade do conhecimento e mundo globalizado exigem novas estratégias de pesquisa e aprendizagem. Nesse cenário, as técnicas para o mapeamento de redes do conhecimento contribuem para organização do saber, estruturação da pesquisa e registro da aprendizagem. Seu uso combinado com outras estratégias de ensino proporcionam novas experiências de aprendizagem.

        
          Existem inúmeros softwares para mapeamento, que trazem grandes contribuições no processo de organização e construção de sentidos e significados. Por exemplo, Cmap Tools, Nestor Web Cartographer, Compendium, Freemind, MindManager, e o CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva), xMind, além de serviços online de criação de mapas como o wordle.

          Compartilho meu mapa mental, construído no Cmap Tools, para a disciplina que estou cursando esse semestre “Integração das Tecnologias e CurrÍculo”. O mesmo foi elaborado no decorrer do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC. Utilizei conceitos que considero importantes, sobre “mapas” baseado na vídeo-aula de Alexandra Okada, que assistimos durante o curso.

Exemplo de Mapa Mental, Cmap Tools

 
          Mapas para organizar o saber podem favorecer reconstrução e a troca de novos significados e trazer uma maior compreensão e tomadas de decisões. São excelentes ferramentas para estudo individual ou coletivo e podem ser construidos em plataformas colaborativas e divulgadas em ambientes de EaD, por exemplo.

         Mais importante que dominar um assunto, na atualidade, é saber onde e como encontrar a resposta dos problemas cotidianos.


Fonte:

OKADA, A.(2008). O que é Cartografia Cognitiva e por que mapear redes de conhecimento? In: Okada A. Cartografia Cognitiva: Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: Editora KCM – Coleção CoLearn. (p.37-65)

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