UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 03: Importância da Comunicação
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 30/11/2013
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 03: Importância da Comunicação
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 30/11/2013
A comunicação humana pode ocorrer de diversas formas, como por exemplo, verbal,
sonora, visual, textual. Atualmente, com o advento das tecnologias, o diálogo verbal está sofrendo bastante concorrência com o virtual. Não
é incomum estarmos em uma reunião familiar, ou com amigos, todos em silêncio,
interagindo através de seus smartphones.
Neste caso ocorre bastante comunicação,
muitas trocas de ideias, opiniões e diálogos. Nesses momentos, pessoas que tem
dificuldade de manifestar suas opiniões de forma verbal tem mais oportunidade
de se expressar. Na educação a distância não é diferente, alunos mais tímidos podem
ser bastante participativos e os professores-tutores tem uma excelente
oportunidade de aproveitar melhor a turma.
Porém o uso dessas tecnologias sofrem um
certo preconceito, como no primeiro exemplo, no qual as pessoas muitas vezes são
acusadas de cometer Phubbing (Ph = Phone / Snubbing = Esnobar), ou seja, ignorar as relações “reais” em detrimento das “virtuais”. Mas não seriam
essas relações virtuais também reais? Quando trabalhamos e nosso dinheiro “aparece”
na conta e usamos o cartão de credito, e esse valor diminui, sem nem tocamos no
dinheiro em espécie, não estamos realizando transações reais? Ou quando somos
apresentados por amigos através das redes sociais, e fazemos amizades, não é
real?
Em uma rápida pesquisa sobre o assunto
encontrei um artigo intitulado “Phubbing: a tecnologia acabando com o
diálogo”. Mas usar o celular para
comunicação não é uma forma de diálogo? Pesquisas apontam
que 87% dos adolescentes preferem se comunicar por mensagens de texto em
vez da modalidade "cara-a-cara", dentro desse novo paradigma da comunicação
a educação a distância está na vanguarda, pois prioriza a comunicação textual através
de gadgets, como computador, notebooks, tablets, smartphones.
Já ouvi relatos de alunos reclamando de parentes ou amigos, pois quando
estão nos AVAs “não acreditam” que estejam estudando e solicitam atenção física.
Claro que não podemos exagerar e cair num ciclo de afastamento das situais
verbais e do contato físico, pois todo tipo de exagero pode ser prejudicial.
Mas também devemos nos conscientizar que as relações virtuais são reais também,
os educadores devem estar a par das últimas tecnologias de interação e
comunicação, para que possam ser exploradas ao máximo afim de desenvolvermos nossas
potencialidades.
Fonte: http://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2013/08/21/phubbing-a-tecnologia-acabando-com-o-dialogo/#fotoNav=6
Olá Professora Dafne, o tema é bastante oportuno e pertinente pelo realismo. Mais importante ainda por postar proativamente, tendo em vista que não é atividade do Curso. Isso é bom sobre vários aspectos e entre eles o fato de haver percebido, de alguma forma, que esse recurso pode aproximá-la tanto de seus alunos como de seus colegas professores, mesmo que a aculturação só se dê satisfatoriamente um pouco adiante, para não transformar o meu comentário numa quimera avaliativa. Espero que receba em compensação às visitas que faz aos blogs de seus colegas comentários sobre os seus textos. Se isso não ocorrer não desanime. Contrariamente, mantenha-se firme nessa atitude e postura de buscar comunicação e troca de ideias, principalmente no campo educacional. Um grande abraço e muito sucesso. Fernando
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