domingo, 24 de novembro de 2013

Os pilares da EaD

UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 03: Os pilares da Educação segundo Paulo Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Dafne Cavalcante
Data: 25/11/2013



             A modalidade de ensino através da educação a distância não deveria em nada diferir de outras com relação aos pilares que a sustentam, que, segundo Paulo Freire, são: amor, humildade, fé nos homens, esperança e, um pensar crítico.

       Refletindo sobre algumas palavras deixadas pelo autor, podemos perceber como o comportamento, as habilidades e interesses de quem se predispõe a ser educador, podem contribuir com a inclusão social, o desenvolvimento da consciência crítica, o diálogo nas práticas educativas e a troca de conhecimentos entre as pessoas.



“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.

         Com esta fala, o filósofo relaciona a prática educacional ao sentido que o amor tem às relações humanas. Através desse amor, que muitas vezes percebemos sob a forma de interesse pela excelência, pode-se alcançar as transformações desejadas. Consciente dessa importância, o professor-tutor deve nortear cada etapa das atividades necessárias ao seu trabalho, buscar estar sempre atualizado e comprometido com a realidade dos educandos.




“A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”


            Os processos de ensino e de aprendizagem envolvem relações, diretas ou indiretas, entre pessoas. Necessitam de constante reflexão e interesse em enfrentar as dificuldades de comunicação. O que muitas vezes ocorre é a tendência do aluno se colocar em um patamar inferior ao professor e este, não raramente, quando tem deficiência na postura de humildade, rejeitar a empatia dos estudantes.



“Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens, na criação de um mundo em que seja menos difícil amar”

             Com estas palavras, o educador brasileiro, defende a necessidade dos sentimentos positivos nos processos educativos. Se partirmos da ideia que todas as coisas que já foram criadas são produtos do pensamento positivo, dos sonhos e força de vontade de realizar algo – ou seja, da fé – a construção e desenvolvimento do conhecimento não poderiam ser diferentes.



“Somos, sem dúvidas, homens e mulheres cheios de esperança, pois temos que ter esperança do verbo esperançar, porque há outros que têm esperança do verbo esperar, não é esperança, é espera: eu espero que dê certo, espero que funcione, espero que resolva… Esperançar é ir atrás, é juntar, é não desistir.”

          Freire justifica a esperança, como um pilar da educação, não no seu sentindo de inércia, como se o agente da educação esperando por uma casualidade feliz, acredite que “as coisas estão boas assim como são”, ou “alguém vai dar um jeito”, ou “um dia se resolve”; mas no sentindo do entusiasmo, da transformação de uma realidade não ideal em busca dos objetivos.




“não há diálogo verdadeiro se não há nos seus sujeitos um pensar verdadeiro. Pensar crítico.”
 
            O autor finaliza defendendo a importância do diálogo na formação do pensar crítico. A busca por uma maior consciência social leva os indivíduos a refletirem sobre sua realidade e solidariamente construírem novas realidades através da educação. Este último, mas não menos importante, pilar tem sua potencialidade desenvolvida através do diálogo crítico e constante, que deve ser o cotidiano de qualquer plataforma de EaD.

2 comentários:

  1. Dafne,
    Muito bom o seu texto sobre os pilares de Paulo Freire, e a relação que você fez com a Educação à Distância!Gostei muito do que você escreveu, e concordo principalmente sobre o que você relatou sobre a palavra Humildade, em que você descreve que : Ninguém é superior a ninguém!Esse com certeza é lema da Humildade!Parabéns pelo blog!
    Abraços
    Regina Célia

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  2. Gostei muito do seu texto, bem profundo, nos faz refletir sobre nossa atuação como professores/educadores... Será que temos toda essa coragem? Parabéns!

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